Representa uma extensão de ficheiro proprietário do CATIA. Pode ser aberto e editado com o IronCAD.
É a extensão do ficheiro que fornece a transferencia de informação entre o IronCAD e outros programas, nomeadamente softwares CAM
Representa uma extensão de ficheiro proprietário de Solidworks. Pode ser aberto e editado com o IronCAD.
Um modelo exportado em .STL tansforma o modelo numa malha triangular com informação pontual. É geralmente utilizado em softwares de simulação ou softwares de impressão 3D.
Desenho técnico 2D criado de origem ou a partir da transferência de informação de um modelo 3D.
Desenho gerado por criação da 3ª dimensão de um sketch 2D ou por edição de geometrias standard 3D apresentadas nas bibliotecas de catálogos. O modelo 3D pode envolver a união de objetos ou simplesmente a montagem de diferentes objetos.
A impressão 3D é um dos exemplos de possibilidade de integração com processos de produção. Reproduzir por camadas um modelo 3D gerado em CAD.
Representa a montagem de objetos individuais de forma a gerar um componente functional.
Operação boleana para eliminar arestas vivas de um modelo. A aresta fica arredondada.
Operação usada para juntar, subtrair ou intersetar elementos de um modelo 3D.
abrev. de Computer Aided Design. Desenho assistido por computador.
Os objetos são baseados em formas inteligentes que se vão adaptando umas às outras de acordo com alterações feitas ao histórico. Resume-se como sendo a automação da execução do desenho.
abrev. de Computer Aided Manufacturing. Mecanismo de que permite a transferência de informação entre o desenho CAD e a maquinaria de produção
Bibliotecas de componentes, que podem ser partes, intellishapes, superficies, assemblies, cores ou outras propriedades. Com um movimento simples de drag-and-drop, podemos adicionar qualquer um destes componentes ao modelo a partir do catálogo.
Consiste num conjunto de caracteristicas que se associam ao IronCAD de forma a gerar um modelo 3D de forma automática. Um configurador engloba o mapeamento do processo, a recolha de requisitos e especificações e a configuração de objetos no IronCAD.
Operação de aplicação de cotas para demonstração visual das dimensões de um modelo 3D ou 2D.
Método de arrastar e larger um objeto a partir de uma biblioteca de componentes. É possível larger um objeto no espaço ou noutro objeto, ficando este a fazer ou não parte do mesmo objeto ou montagem.
É o limite externo de um objeto, área ou superfície. Às arestas podem ser aplicadas operações para bolear ou chanfrar.
A extrusão é o processo de acrescento de um 3º eixo à geometria 2D de um desenho.
O método de simulação por elementos finitos representa a subdivisão de um modelo numa malha tridimensional com informação específica em cada ponto. Cada ponto fornece informação específica que determina os resultados fidedignos de uma simulação.
São extensões de ficheiros gerados para se poderem abrir e editar em qualquer software CAD.
Consiste num conjunto de características aplicadas ao modelo 3D associadas à variedade de informação exportada para produção. Um integrador engloba o mapeamento do processo, o tipo de informação importada por cada máquina e a configuração do IronCAD para gerar a informação necessária.
É o nível inteligente de um obejto à qual se podem aplicar alterações que vão ser visiveis no nível de objeto sólido. Este nível pode ser guiado parametricamente.
A função de análise de interferências permite perceber se existem não conformidades de desenho ao nível de sobreposições de componentes.
É o processo ade simulação inda na fase de desenho que permite prever o comportamento de um determinado objeto numa montagem, por exemplo se está corretamente centrado ou alinhado, fornecendo informação instantânea de colisões.
Processo de copiar um objeto sobre um eixo e que gera uma cópia simétrica, como um espelho.
Um modelo paramétrico é um modelo de desenho no qual os objetos são guiados por parâmetros e restrições de forma a produzir desenhos nos quais os componentes se vão adaptando em função de alterações a outros objetos. Este modelo é a base de funcionamento do Solidworks, AutoCAD, Inventor, CATIA, SolidEdge ou Creo.
Representa a repetição de componentes e respetivas propriedades. O padrão pode ser retangular, circular ou linear.
A renderização é o processo que converte uma série de símbolos gráficos em arquivos visuais. Usado para gerar imagens fotorealistas, que demonstrem o aspeto de um modelo no final da sua produção.
A engenharia inversa é o processo pelo qual um objeto é desconstruído para revelar seu design ou extrair informação sobre õ fabrico do objeto.
Add-on do IronCAD que atua como um potente software de chapa metálica. Desenhar em 3D e desdobrar um componente em 2D para exportar para produção, ou desenhar em 2D e usar a capacidade de integração 3D / 2D para comunicar com os clientes da melhor maneira.
Ao usar esta função o software retribui uma informação visual com o objetivo de prever um ponto de redimensionamento ou posicionamento.
É possível simular trajetórias de componentes sejam elas lineares, circulares ou totalmente livres. É possível adicionar restrições aos componentes para tornar a simulação mais fidedigna.
O TriBall atua como um cursor altamente inteligente, de tal forma que tem o direito de ser tratado como uma ferramenta CAD. É uma componente chave do IronCAD e que o distingue de outros softwares CAD. O TriBall permite posicionar, orientar, copiar e criar ligações entre objetos de uma forma muito simples e rápida.
Mecanismo que permite exportar um modelo 3D para vizualização externa sem necessidade de exportar toda a informação por detrás do desenho. São exemplos a vizualização em PDF 3D ou web viewer.